Plataformas digitais do setor de transportes no Brasil: perfil sociodemográfico dos trabalhadores e recomendações para melhoria da cobertura previdenciária

Fernando Veloso, Fernando de Holanda Barbosa Filho e Paulo Peruchetti

O trabalho realizado por meio de plataformas digitais no setor de transportes ganhou bastante importância no Brasil ao longo dos últimos anos, promovendo mudanças significativas nas relações de trabalho. Devido à relevância do tema e com o intuito de entender melhor o perfil dos trabalhadores que trabalham por meio de plataformas digitais, o IBGE divulgou recentemente um módulo da PNAD Contínua (PNADC) contendo dados sobre este tipo de trabalho.

Em particular, as informações coletadas na pesquisa referem-se ao quarto trimestre de 2022 e consideram o trabalho único ou principal da população ocupada de 14 anos ou mais de idade, excluindo os empregados no setor público e militares. Os dados mostram que, em dezembro de 2022, 2,1 milhões de pessoas realizavam trabalho por meio de plataformas digitais de serviços ou obtinham clientes e efetuavam vendas por meio de plataformas de comércio eletrônico no trabalho principal. Desse total, 1,5 milhão de pessoas trabalhavam por meio de aplicativos de serviços e 628 mil utilizavam plataformas de comércio eletrônico.

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