Mercado de Trabalho no Brasil: Evolução, Efeitos da Pandemia, Perspectivas e Propostas

Introdução – O mercado de trabalho brasileiro é caracterizado por uma crônica dificuldade de inserção produtiva de grande parte da população. Isso se manifesta de diversas formas, como taxas elevadas de desemprego e informalidade, além de um baixo nível do rendimento do trabalho, que cresce pouco ao longo do tempo.

Essa vulnerabilidade dos trabalhadores foi exacerbada pela pandemia de Covid-19, que teve um impacto profundo no mercado de trabalho brasileiro, afetando principalmente os trabalhadores informais e de baixa escolaridade, especialmente no setor de serviços. Outra consequência da pandemia foi a queda sem precedentes da força de trabalho.

A pandemia também teve forte impacto em outras medidas de vulnerabilidade da inserção no mercado de trabalho. O grupo de pessoas subutilizadas, formado por desalentados, indisponíveis, subocupados por insuficiência de horas trabalhadas e desocupados, cresceu de forma substancial na crise, assim como o desemprego de longa duração.

Em 2021 houve uma recuperação do mercado de trabalho, mas com predomínio da geração de postos de trabalho informais e uma parcela significativa de trabalhadores ainda fora da força de trabalho. Embora alguns indicadores, como a taxa de desemprego, tenham retornado ao patamar pré-pandemia, isso não necessariamente é uma boa notícia, pois o mercado de trabalho já se encontrava muito fragilizado em relação à situação que prevalecia antes da recessão de 2014-2016.

Clique aqui para baixar o artigo completo