Sobre

A produtividade é uma medida da eficiência com que os fatores de produção de uma empresa, setor ou país são utilizados. O mais importante notar é que, do seu aumento contínuo, depende o crescimento das nações e os níveis de bem-estar presente e futuro. Logo, é preocupante que o Brasil não tem tido um bom desempenho nessa área, seja em termos absolutos, seja comparado a outros países, ou mesmo ao nosso desempenho em meados do século XX.

O crescimento econômico brasileiro só será possível com a melhora da produtividade. Segundo estimativas do IBRE, nos últimos 37 anos - de 1982 a 2018 -  a produtividade do trabalho por hora trabalhada cresceu apenas 0,4% ao ano, bem abaixo do crescimento observado nos EUA de 1,6% ao ano, segundo dados do Conference Board.

Com esse pano de fundo, o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas, elegeu a produtividade como uma das preocupações centrais de sua missão institucional de alimentar com estudos, estatísticas, seminários e edição de livros o debate nacional sobre o assunto. O objetivo é fornecer ferramentas para uma maior compreensão do tema, possibilitando propostas para a formulação de políticas públicas que impulsionem o crescimento, tornando o país mais justo.

O site Observatório da Produtividade reunirá uma ampla base de dados sobre a produtividade para a economia brasileira que servirá de base para calcular medidas de produtividade com o objetivo de se tornar uma referência no país e no exterior. Através das estatísticas, séries históricas e estudos, o Observatório da Produtividade trará análises e avaliações da produtividade da economia brasileira segundo diversas medidas, aprofundando o entendimento dos gargalos à sua expansão, propondo alternativas de políticas públicas para lidar com os baixos níveis de produtividade no Brasil.

Think tank com independência e capacidade técnica de pesquisa, a FGV é um local de excelência para hospedar pesquisas na área de produtividade, como revelado pela qualidade dos seus quadros técnicos e, particularmente, pelos estudos sobre o tema desenvolvidos na FGV IBRE e na FGV Crescimento & Desenvolvimento (FGV – C&D). O site também contará com a participação de pesquisadores convidados que estudam a questão da produtividade no Brasil e no mundo. 

 

 

Subir