Impactos da educação no mercado de trabalho

A melhoria da educação é fundamental para o desenvolvimento do país, pois aumenta a produtividade dos trabalhadores, facilita a criação e absorção de novas tecnologias e, consequentemente, contribui para o crescimento econômico. Além disso, a elevação da escolaridade da população contribui para o aumento do salário e a redução da informalidade.

Diante da relevância do tema, abordaremos neste texto a contribuição da educação para as profundas transformações ocorridas no mercado de trabalho desde o início da década de 1990, dando ênfase ao seu impacto sobre variáveis importantes como taxa de informalidade, taxa de desemprego e rendimento do trabalho.

Este artigo está organizado da seguinte forma. A Seção 2 mostra a evolução da escolaridade e as mudanças na composição educacional da mão de obra desde o início da década de 1990. A Seção 3 discute a relação entre a evolução da escolaridade e a taxa de informalidade. A Seção 4 analisa a relação entre a escolaridade e a taxa de desemprego. A Seção 5 discute o impacto da escolaridade no rendimento do trabalho. A Seção 6 apresenta uma breve conclusão.

Clique aqui para baixar o arquivo completo