Causas da desaceleração do crescimento da produtividade

Blog do IBRE – Evidências de aumento da concentração sugerem que os ganhos de eficiência talvez não sejam disseminados. Isso indica que políticas de competição serão importantes para reverter a desaceleração do crescimento da produtividade.

Embora ainda não tenham se materializado nos dados, os ganhos potenciais de produtividade decorrentes da inteligência artificial (IA) generativa já afetam de forma significativa o valor de mercado das grandes empresas de tecnologia.

No entanto, as evidências das últimas décadas mostram que, apesar do surgimento de importantes tecnologias, como computação na nuvem, robótica e modalidades prévias de IA, o crescimento da produtividade desacelerou nas economias avançadas.

Um estudo de Ian Goldin e coautores da Universidade de Oxford publicado recentemente no Journal of Economic Literature (“Why is Productivity Slowing Down?”) faz uma análise minuciosa das possíveis causas da desaceleração do crescimento da produtividade nos Estados Unidos e outras economias desenvolvidas (França, Alemanha, Japão e Reino Unido).

Clique aqui para ler a versão completa

Subir