Produtividade do trabalho no Brasil: uma análise dos resultados setoriais no período 1995-2023

Fernando Veloso, Silvia Matos, Fernando de Holanda Barbosa Filho e Paulo Peruchetti

Com o fim do bônus demográfico, a única forma de aumentar a renda per capita e gerar crescimento sustentável no Brasil nas próximas décadas será por meio da elevação da produtividade. Por isso, discussões sobre este tema ganham cada vez mais importância.

Diante da relevância do tema e com o objetivo de contribuir ainda mais para a discussão, o FGV IBRE criou o Observatório da Produtividade Regis Bonelli, reunindo uma ampla base de dados sobre produtividade para a economia brasileira, além de estudos e análises, a fim de fornecer informações para uma maior compreensão do tema e contribuir para a formulação de políticas públicas que possam aumentar a produtividade e impulsionar o crescimento econômico do país.

Além de indicadores de produtividade agregada calculados desde 1981, o Observatório da Produtividade Regis Bonelli disponibiliza indicadores de produtividade para os doze setores das Contas Nacionais desde 1995. O Gráfico 1 mostra a evolução da produtividade por hora trabalhada no Brasil para o agregado da economia e para os três grandes setores (agropecuária, indústria e serviços).

Clique aqui para baixar o arquivo completo