Nota Metodológica: Índice de Capital Humano (ICH) Trimestral

Fernando Veloso, Janaína Feijó, Fernando de Holanda Barbosa Filho e Ana Paula Ruhe

Esta nota metodológica descreve a construção do Índice de Capital Humano (ICH) trimestral, um indicador que mede a evolução da qualidade do trabalho ao longo do tempo para o Brasil.

O ICH adapta para o Brasil a metodologia adotada por diversas instituições internacionais, a exemplo do Bureau of Labor Statistics (Estados Unidos), do Office for National Statistics (Reino Unido) e do Conference Board. Essa metodologia também é a recomendada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em seu manual de produtividade.

A derivação metodológica do indicador parte da flexibilização da hipótese de homogeneidade do fator trabalho, isto é, passa-se a considerar explicitamente que o resultado, em termos de produto, de uma mesma hora de trabalho de dois trabalhadores será diferente se eles tiverem níveis de capital humano distintos. O capital humano de um trabalhador representa o conjunto de habilidades e conhecimentos capazes de aumentar sua produtividade e, consequentemente, gerar rendimentos maiores.

Clique aqui para baixar o arquivo completo

Subir