Após elevação no terceiro trimestre de 2023, produtividade do trabalho se mantém acima do nível prépandemia

Fernando Veloso, Silvia Matos, Fernando de Holanda Barbosa Filho e Paulo Peruchetti

Os eventos associados à pandemia de Covid-19 tiveram forte impacto sobre a atividade econômica e o mercado de trabalho, e elevaram de forma extraordinária o nível de incerteza em relação à dinâmica dos indicadores de produtividade, especialmente no Brasil.

Nas últimas semanas foram divulgados dados de produtividade do trabalho para economias avançadas, como os Estados Unidos e Reino Unido. Nos Estados Unidos foi verificada uma elevação da produtividade por hora trabalhada agregada e queda da produtividade do setor manufatureiro no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. No Reino Unido houve queda tanto no indicador que considera como medida do fator trabalho o número de pessoas ocupadas quanto na métrica que considera as horas trabalhadas.

Desde 2019, o Observatório da Produtividade Regis Bonelli do FGV IBRE tem divulgado estatísticas de produtividade por pessoal ocupado e por hora trabalhada. Esta última medida considera duas informações sobre o total de horas trabalhadas. A primeira são as horas habitualmente trabalhadas em todas as ocupações, obtidas da PNAD Contínua, que têm como referência uma semana em que não haja situações excepcionais que alterem a duração rotineira do trabalho, ou seja, uma semana típica de trabalho.

Clique aqui para baixar o arquivo completo