-
Relatórios/Notas Técnicas 29 jul 2024
Performance dos Jovens no Mercado de Trabalho
-
Postado por Equipe FGV IBRE
Janaína Feijó e Paulo Peruchetti
O mercado de trabalho performou acima das expectativas ao longo dos últimos meses, com forte geração de postos com carteira assinada e baixa taxa de desemprego. As cinco regiões brasileiras também conseguiram melhorar seus indicadores. No entanto, um grupo que ainda permanece tendo dificuldades para conseguir um emprego é o dos jovens. Este grupo tem enfrentado maiores desafios para se inserir no mercado de trabalho, pois, geralmente, possui níveis de experiência e escolaridade insuficientes ou incompatíveis com os requisitos das vagas ofertadas.
A baixa inserção dos jovens no mercado de trabalho é um dos muitos desafios contemporâneos para o desenvolvimento dos países, pois a inatividade dessa mão de obra de alto potencial pode gerar consequências adversas na vida dos próprios indivíduos e na economia do país em que residem. Tendo em vista a importância do tema e a elevada representatividade deste grupo na população brasileira, analisaremos os principais indicadores de mercado de trabalho nas regiões brasileiras para o grupo de jovens.
De acordo com os microdados do 1º tri de 2024 da PNAD Contínua, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 48 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos e estes correspondem a 27,4% da população brasileira em idade para trabalhar. Há doze anos, no 1º tri de 2012, este grupo era ainda maior e representava 33,8% da PIA. O principal fator associado a esta perda de participação ao longo do tempo é a transição demográfica pela qual o Brasil tem passado.