Sobre

A produtividade é uma medida da eficiência com que os fatores de produção de uma empresa, setor ou país são utilizados. Do seu aumento contínuo depende o crescimento das nações e os níveis de bem-estar presente e futuro. Logo, é preocupante o fato de que o Brasil não tem tido um bom desempenho nessa área, seja em termos absolutos, seja comparado a outros países, ou mesmo ao nosso desempenho em meados do século XX.

De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas, nos últimos 37 anos - de 1982 a 2018 - a produtividade do trabalho por hora trabalhada cresceu apenas 0,4% ao ano, bem abaixo do crescimento observado nos EUA de 1,6% ao ano, segundo dados do Conference Board.

Com esse pano de fundo, o IBRE elegeu a produtividade como uma das preocupações centrais de sua missão institucional de contribuir para o debate sobre o desenvolvimento do país.

O site Observatório da Produtividade reunirá uma ampla base de dados sobre produtividade para a economia brasileira, além de estudos e análises, com o objetivo de fornecer informações para uma maior compreensão do tema e contribuir para a formulação de políticas públicas que possam aumentar a produtividade e impulsionar o crescimento.

 

 

Subir