A Evolução da Taxa de Sindicalização no Brasil

Fernando de Holanda Barbosa Filho e Paulo Peruchetti

O sindicato é uma entidade que representa os trabalhadores com o objetivo de proteger seus direitos e interesses no mercado de trabalho. Do ponto de vista econômico, ele exerce diversos papéis, como ampliação do poder de negociação dos trabalhadores na negociação coletiva com os empregadores, o fortalecimento do poder de barganha dos trabalhadores e a redistribuição dos ganhos da produção entre seus membros.

Outro aspecto, menos destacado, é o efeito dos sindicatos na redução das disparidades salariais. Neste sentido, a elevação do salário de trabalhadores menos produtivos, reduziria o ganho dos mais produtivos, provocando uma “compressão salarial” de seus membros.

Ao longo das últimas décadas, em particular após os anos 80, tem havido uma queda na taxa de sindicalização de diversos países. No Brasil, nesta época, os sindicatos mostravam sua força e desempenhavam um papel importante nas lutas por direitos trabalhistas e sociais. Um exemplo disso foram as grandes greves do ABC ao longo da década de oitenta e a projeção do então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva no cenário político nacional.

Clique aqui para baixar o arquivo completo.

Subir
Ensino