Sinais de melhora da produtividade

Blog do IBRE – Após quedas sucessivas ao longo de 2022, a produtividade tem crescido em 2023. Não está claro se essa melhora vai continuar nos próximos trimestres diante da incerteza fiscal que persiste, mas existem alguns sinais promissores. 

Desde 2020 os dados da atividade econômica têm surpreendido favoravelmente, com revisões significativas para cima das projeções de crescimento do PIB. No entanto, até o final de 2022 o bom desempenho da economia não foi acompanhado de uma melhora da produtividade. Após a disrupção resultante da pandemia, no quarto trimestre do ano passado a produtividade do trabalho estava de volta à trajetória de queda observada entre 2017 e 2019.

Em 2023, no entanto, surgiram alguns sinais de uma mudança positiva na trajetória da produtividade. Os dados divulgados em junho pelo Observatório da Produtividade Regis Bonelli do FGV IBRE já tinham revelado que a produtividade por hora efetiva cresceu no primeiro trimestre de 2023, tanto em comparação com o mesmo período do ano passado (1,3%) quanto em relação ao quarto trimestre de 2022 (2,2%).

Clique aqui para ler a versão completa

Subir