Seminário Produtividade e Mercado de Trabalho

Dia 16 de dezembro de 2021

A pandemia da Covid-19 teve forte impacto sobre a atividade econômica e o mercado de trabalho e, consequentemente, sobre a produtividade. No Brasil, os efeitos negativos da pandemia foram mais pronunciados em setores e categorias de trabalhadores de produtividade mais baixa, particularmente os informais de menor escolaridade ocupados nos segmentos de serviços prestados às famílias.

Após uma elevação da produtividade em 2020 devido à mudança na composição da atividade econômica e do mercado de trabalho, os indicadores do Observatório da Produtividade Regis Bonelli do FGV IBRE revelam uma desaceleração ao longo de 2021.

A questão que se coloca é se, com a retomada do setor de serviços e a volta do emprego liderada pelas ocupações informais, a economia brasileira retornará ao padrão de baixo crescimento da produtividade que prevaleceu antes da pandemia.

Com o objetivo de debater essas questões, o FGV IBRE e o Estado de S. Paulo convidam para o Seminário Produtividade e Mercado de Trabalho, a ser realizado no dia 16 de dezembro às 10h. Clique para assistir