Reformas e o debate eleitoral

Blog do IBRE – As eleições presidenciais se aproximam e chama atenção a completa falta de sintonia entre os temas debatidos e os desafios que se colocam para o país. Ao invés de propostas construtivas, temos visto o questionamento de pilares do sistema eleitoral e do arcabouço fiscal.

Se já não bastassem nossos problemas domésticos, agora teremos que enfrentar as turbulências da economia mundial, envolvendo problemas geopolíticos (guerra da Ucrânia), macroeconômicos (grande aumento da inflação e das taxas de juros internacionais) e microeconômicos (elevação do custo de bens intermediários decorrentes da disrupção das cadeias globais de valor).

Quando adicionamos os efeitos da pandemia de Covid e os desafios decorrentes das mudanças climáticas, temos um quadro que deveria estar mobilizando os atores políticos e a sociedade civil, particularmente num ano eleitoral.

Em particular, um tema central do debate este ano deveria ser o que fazer para reverter o quadro de baixo crescimento da produtividade nas últimas décadas, o qual foi agravado pela forte queda durante a recessão de 2014-2016 e sua lenta recuperação entre 2017 e 2019. Após uma elevação temporária em 2020, a produtividade voltou a cair em 2021 e já se encontra abaixo do patamar pré-pandemia.

Clique aqui para ler a versão completa