Reformas e desempenho econômico em 2022

Blog do IBRE – Tanto a atividade econômica como o mercado de trabalho no Brasil surpreenderam favoravelmente este ano. Uma questão importante é se as reformas implementadas nos últimos anos estariam contribuindo para este resultado positivo.

Tanto a atividade econômica como o mercado de trabalho no Brasil surpreenderam favoravelmente este ano. O crescimento do PIB em 2022 deverá ficar em torno de 3%, muito acima das projeções de mercado no final do ano passado. A taxa de desemprego de 8,3% no trimestre encerrado em outubro, por sua vez, é consideravelmente menor que o esperado pela maioria dos analistas no início deste ano.

Diversas qualificações podem ser feitas em relação a esse bom desempenho. No que diz respeito à atividade econômica, houve grande estímulo fiscal com finalidade eleitoral, cujas consequências negativas sobre a inflação e taxa de juros se farão sentir ano que vem, com forte desaceleração da economia e um período prolongado com a Selic em patamar muito elevado.

A surpresa positiva do mercado de trabalho decorreu em boa parte da recuperação de atividades de serviços intensivas em mão de obra que haviam sido muito afetadas pela pandemia, como alimentação, hospedagem e lazer. O mesmo fenômeno ocorreu em outros países, especialmente nos Estados Unidos, com crescimento do emprego muito acima do PIB este ano.

Clique aqui para ler a versão completa

Subir