Recuperação do mercado de trabalho nas regiões brasileiras ainda desperta preocupação

Blog do IBRE – Após dois anos do pico da pandemia, regiões brasileiras retornaram aos níveis pré-pandemia no mercado de trabalho, mas com destaque para o emprego informal. Taxa de desemprego teve forte queda, mas ainda permanece na casa de dois dígitos na regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

A crise sanitária de 2020 atingiu fortemente a economia brasileira, com seu pico ocorrendo principalmente no segundo trimestre daquele ano. Até a metade de 2021, a recuperação econômica vinha acontecendo de forma lenta, gradual e heterogênea entre as regiões. Mas no 1º tri de 2022, quase dois anos após o início da pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho brasileiro conseguiu retornar aos níveis observados antes da pandemia. Isso é o que sinalizam os indicadores de mercado de trabalho, com exceção da taxa de participação, obtidos a partir dos microdados da PNAD Contínua recentemente divulgados pelo IBGE.

A seguir analisamos o comportamento dos principais indicadores de mercado de trabalho para o Brasil e para as cinco regiões: taxa de participação, população ocupada, taxa de desemprego, desemprego de longa duração e informalidade.

Clique aqui para ler a versão completa

Subir