Produtividade mundial estagnada em 2021

Blog do IBRE – Após crescimento de 4,5% em 2020, a produtividade por hora trabalhada mundial ficou estagnada em 2021, embora com grande heterogeneidade entre países. Em 2022 a produtividade mundial provavelmente retornará ao padrão de baixo crescimento que prevalecia antes da pandemia. 

Como tenho discutido neste espaço, a pandemia de Covid-19 teve um impacto profundo sobre os indicadores de produtividade. A análise de seu comportamento em 2021 é de grande importância para avaliarmos as perspectivas de crescimento no Brasil e no mundo, assim como suas repercussões no mercado de trabalho e na taxa de inflação.

O Conference Board, benchmark internacional em análises de produtividade, divulgou esta semana a versão mais recente do Total Economy Database, uma base de dados anual com informações sobre produtividade para uma grande amostra de países. Desde o ano passado, as informações sobre emprego e horas trabalhadas usadas no cálculo de produtividade para o Brasil passaram a ser fornecidas pelo Observatório da Produtividade Regis Bonelli do FGV IBRE.

Após crescimento de 4,5% em 2020, a produtividade por hora trabalhada mundial ficou estagnada em 2021. No entanto, houve grande heterogeneidade no comportamento da produtividade entre diferentes regiões e grupos de países.

Enquanto em 2020 as economias emergentes tiveram um aumento de produtividade de 6,0%, superando amplamente o crescimento das economias avançadas (1,3%), em 2021 este padrão se inverteu, com melhor desempenho das economias avançadas (aumento de 1,4%) em comparação com as emergentes (0,2%).

Clique aqui para ler a versão completa

Subir