Produtividade cresce há três trimestres

Blog do IBRE – Após a disrupção resultante da pandemia, no quarto trimestre do ano passado a produtividade do trabalho estava de volta à trajetória de queda observada entre 2017 e 2019. Em 2023, no entanto, surgiram alguns sinais de uma mudança positiva na trajetória da produtividade.

Segundo os dados divulgados semana passada pelo Observatório da Produtividade Regis Bonelli do FGV IBRE, a produtividade por hora efetiva teve aumento de 2,3% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo trimestre de 2022. Isso representa a terceira alta seguida este ano, o que não acontecia desde 2017 (com exceção do período atípico da pandemia), e coloca o indicador 2,6% acima do nível pré-pandemia.

Embora esse bom desempenho tenha resultado em grande medida do crescimento extraordinário da produtividade da agropecuária, nos últimos dois trimestres a indústria e o setor de serviços também registraram aumentos. No caso dos serviços, a variação positiva tem sido modesta, mas contrasta favoravelmente com o desempenho negativo que se verificava desde o primeiro trimestre de 2021.

Clique aqui para ler a versão completa

Subir