Perspectivas para o crescimento da produtividade

Blog do IBRE – As perspectivas de crescimento da produtividade nos próximos anos não parecem boas. Resta torcer para que o rumo sinalizado neste início de governo seja corrigido para não desperdiçarmos o potencial criado pelas reformas. 

Como discuti na última coluna, a produtividade da economia brasileira se encontra abaixo do nível pré-pandemia, como mostram os indicadores do Observatório da Produtividade Regis Bonelli do FGV IBRE.

Episódios de crescimento mais duradouro da produtividade no Brasil, como o que tivemos nos anos 2000, em geral resultam da combinação de três fatores. Em primeiro lugar, é necessário que sejam feitas reformas do ambiente de negócios que facilitem o crescimento das empresas mais produtivas. Segundo, é fundamental que se tenha estabilidade macroeconômica, e particularmente equilíbrio fiscal, para reduzir incertezas em relação ao comportamento futuro da economia. Finalmente, é importante aumentar a inserção na economia mundial para criar oportunidades para a expansão das empresas de maior produtividade.

Clique aqui para ler a versão completa

Subir