Perspectivas negativas do crescimento global

Blog do IBRE – Desde a crise financeira internacional de 2008, as projeções do FMI de crescimento do PIB global no médio prazo têm sido sistematicamente revisadas para baixo. É importante entender as possíveis causas da desaceleração global.

No mês passado discuti as causas da desaceleração do crescimento da produtividade nas economias avançadas desde meados dos anos 2000 (“Causas da Desaceleração do Crescimento da Produtividade”). Na edição de abril do World Economic Outlook (WEO), o FMI abordou este tema com base em um conjunto mais amplo de países que incluiu economias emergentes e em desenvolvimento.

Desde a crise financeira internacional de 2008, as projeções do FMI de crescimento do PIB global no médio prazo (5 anos à frente) têm sido sistematicamente revisadas para baixo. A queda do crescimento projetado foi generalizada, abrangendo 82% das economias. As cinco maiores economias emergentes (Brasil, China, Índia, Indonésia e Rússia) contribuíram com 0,8 pontos percentuais (p.p.) da redução de 1,8 p.p. do crescimento global projetado.

Como a queda das projeções de crescimento do FMI têm sido confirmadas pelos dados, é importante entender quais foram as possíveis causas da desaceleração da economia global.

Clique aqui para ler a versão completa

Subir