Percepção dos consumidores sobre o home office no período da pandemia

Blog do IBRE – A pandemia de COVID-19 impôs severas restrições à mobilidade e intensificou a adoção de novas práticas em termos de organização do trabalho. A difusão ampla do trabalho remoto ou em regime de home office, por exemplo, tornou-se necessária, levantando questões.

Para mapear a dinâmica oriunda dessa nova organização do trabalho pela perspectiva dos consumidores, foram incluídos quesitos extraordinários na Sondagem do Consumidor de setembro abordando temas como: adoção do home office; percepção sobre impacto na produtividade do trabalhador; e expectativas sobre a continuidade do trabalho remoto.

O resultado mostra que entre as 3383 famílias pesquisadas, 49,6% possuem pelo menos uma pessoa que trabalhou ao menos um dia da semana em regime remoto ou de home office, contra 22,9% em 2019. A proporção de pessoas que indicaram trabalhar em regime totalmente remoto aumenta com a renda: 17,8% para os consumidores na faixa de renda mais baixa (Até R$ 2.100/mensal) e 43,3% na faixa de renda mais alta (acima de R$ 9.600/mensal).

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