Percepção das Empresas sobre o Home Office no período da Pandemia

Blog do IBRE – Desde o início da pandemia, muitas empresas precisaram adotar o home office para manter suas atividades em funcionamento. Em quesitos aplicados nas sondagens do FGV IBRE, as empresas relataram sua percepção sobre adoção do home office, produtividade e expectativas de adoção após o final da pandemia.

Os eventos associados à pandemia da Covid-19 tiveram um impacto importante sobre o mercado de trabalho no Brasil e no mundo. Em particular, diversas medidas de distanciamento social foram adotadas, levando a um crescimento acelerado do uso do trabalho remoto nas atividades em que isso era possível.

Existe na literatura internacional um vasto conjunto de estudos que se propuseram a entender o tema e quantificar a extensão do trabalho remoto. O estudo pioneiro de Dingel e Neiman (2020) utiliza as descrições das ocupações com base na Occupational Information Network (O*NET) para estimar em que grau as ocupações nos Estados Unidos poderiam ser feitas de forma remota. Os resultados apontaram que o potencial de trabalho remoto nos Estados Unidos corresponderia a 37% da mão de obra.

Clique aqui para ler a versão completa

Subir