O que dizem as pesquisas sobre reformas e crescimento da produtividade no Brasil?

Blog do IBRE – As pesquisas mostram que várias reformas implementadas desde a década de 1990 tiveram efeitos positivos sobre a produtividade. No entanto, várias distorções permaneceram e outras foram criadas, reduzindo os ganhos das reformas. 

No final do ano passado, o Banco Mundial divulgou um relatório sobre as perspectivas da economia brasileira nas próximas décadas intitulado “The Brazil of the Future: Towards Productivity, Inclusion, and Sustainability”. Seu tema principal é a necessidade de alterar o modelo brasileiro atual, caracterizado por baixo crescimento e desigualdade elevada, de modo a criar um contrato social que seja mais inclusivo e capaz de gerar crescimento sustentado.

Como contribuição para o documento, elaborei um survey da literatura sobre reformas e crescimento da produtividade no Brasil (“Productivity and Growth in Brazil”). Essa tarefa foi facilitada pela grande quantidade de estudos acadêmicos de alta qualidade sobre o tema, que utilizam novas bases de dados, métodos econométricos e modelos de equilíbrio geral para estimar e simular o impacto das reformas.

Clique aqui para ler a versão completa

Subir