O impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho

Blog do IBRE – Artigo de David Autor, do MIT e dos maiores especialistas em mercado de trabalho, traz contribuição importante para entendermos impactos de novas tecnologias no mercado de trabalho nas últimas décadas e perspectivas futuras. 

Como discuti na última coluna, até o presente momento não foram confirmadas as expectativas de que o aumento na utilização de tecnologias de digitalização durante a pandemia poderia acelerar de forma permanente o crescimento da produtividade do trabalho.

Isso indica que a relação entre tecnologia e produtividade do trabalho é mais complexa do que pode parecer à primeira vista. Um artigo recente de David Autor (“The Labor Market Impacts of Technological Change: From Unbridled Enthusiasm to Qualified Optimism to Vast Uncertainty”), pesquisador do MIT e um dos maiores especialistas no tema, oferece uma contribuição importante para entendermos melhor esta relação.

Como o título do artigo sugere, o pensamento acadêmico sobre o assunto foi mudando ao longo do tempo em uma direção progressivamente mais pessimista. Autor examina essa evolução com base em quatro paradigmas que foram sucessivamente sendo propostos para explicar os efeitos das novas tecnologias sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos e de outras economias avançadas.

Clique aqui para ler a versão completa

Subir