Novas evidências sobre a evolução da produtividade dos estados unidos durante a pandemia

Blog do IBRE – Pandemia atingiu mais intensamente os setores e trabalhadores menos produtivos. Estudo divulgado esta semana revela a importância da qualificação dos trabalhadores para explicar a evolução da produtividade dos Estados Unidos neste período. 

Nos últimos meses, vários estudos sobre o comportamento da produtividade durante a pandemia têm sido divulgados, alguns dos quais tenho analisado neste espaço. Os resultados dessas pesquisas são importantes para interpretarmos corretamente a evolução da produtividade durante este período e sua possível trajetória nos próximos anos.

Um fato marcante da pandemia é que ela atingiu mais intensamente os setores, empresas e trabalhadores menos produtivos. Já os mais produtivos se adaptaram melhor e alguns setores inclusive tiveram expansão, especialmente serviços de informação. Essas mudanças na estrutura produtiva e na composição do mercado de trabalho, por sua vez, tiveram impacto expressivo sobre a produtividade agregada.

Um estudo de pesquisadores do Conference Board estimou o impacto da mudança na estrutura setorial sobre a produtividade nos Estados Unidos, França e Reino Unido (“Productivity and the Pandemic: Short-Term Disruptions and Long-Term Implications”).

Clique aqui para ler a versão completa

Subir