No pós-pandemia, salário só sobe para menos escolarizado

Valor – Grupo que não completou ensino médio vê poder de barganha crescer, mas vantagem pode ser temporária. Contrariando o que poderia ser a intuição econômica, o ganho salarial real após o choque da pandemia só aconteceu para trabalhadores menos escolarizados.

Para quem tem até o ensino médio incompleto, o salário real estava, no último trimestre de 2022, 4% acima do observado em igual período de 2019. Já para quem tem até o ensino médio completo e até o superior completo, os salários estavam, respectivamente, 2% e 9% menores. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, foram compilados pelo pesquisador Naercio Menezes Filho, do Insper e da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Clique aqui para ler a versão completa