Fatores condicionantes do impacto das reformas

Blog do IBRE – Os efeitos das reformas sobre a produtividade dependem de outros determinantes, como a escolaridade e a eficiência do sistema judicial. Vamos precisar progredir nessas dimensões para que as reformas tenham o impacto desejado.

Tenho discutido neste espaço vários aspectos de um survey da literatura sobre reformas e crescimento da produtividade no Brasil (“Productivity and Growth in Brazil”) que divulguei recentemente no Observatório da Produtividade Regis Bonelli do FGV IBRE.

Embora as pesquisas mostrem que várias reformas implementadas desde a década de 1990 tiveram efeitos positivos sobre a produtividade e outras medidas de desempenho econômico, as evidências indicam que seus efeitos foram mitigados por distorções que permaneceram ou foram criadas, como subsídios creditícios, isenções tributárias para setores específicos e políticas de conteúdo local.

Neste artigo vou discutir evidências de que deficiências em outros determinantes da produtividade, como escolaridade, gestão empresarial e sistema judicial, também podem ter diminuído o impacto das reformas sobre a produtividade.

Clique aqui para baixar o artigo completo