Como interpretar a evolução da produtividade dos estados unidos durante a pandemia?

Blog do IBRE – Estudo de Robert Gordon e Hassan Sayed divulgado esta semana procura explicar em que medida a pandemia alterou o padrão de baixo crescimento da produtividade nos Estados Unidos na última década e quais as perspectivas de crescimento da produtividade nos próximos anos.

Como tenho discutido neste espaço, o comportamento da produtividade do trabalho tem sido bastante errático ao longo da pandemia de Covid-19, com forte elevação em 2020 e queda em 2021 na maioria dos países.

Os dados referentes ao primeiro trimestre de 2022 continuam a surpreender. Nos Estados Unidos, a produtividade por hora trabalhada teve queda anualizada de 7,3% em relação ao trimestre anterior, o que representou a maior redução desde 1947. Além da magnitude elevada, esta queda da produtividade chama atenção por ter sido resultado da combinação de uma redução de 2,3% do valor adicionado e uma elevação de 5,4% das horas trabalhadas.

Clique aqui para ler a versão completa