Capital humano e crescimento da produtividade

Blog do IBRE – Os avanços educacionais desde meados da década de 1990 contribuíram para o crescimento do capital humano e da produtividade do trabalhador brasileiro. No entanto, a queda da PTF reduziu o crescimento da produtividade do trabalho. Os avanços educacionais desde meados da década de 1990 contribuíram para o crescimento do capital humano e da produtividade do trabalhador brasileiro. No entanto, a queda da PTF reduziu o crescimento da produtividade do trabalho. 

A melhoria da educação é fundamental para o crescimento sustentado, na medida em que aumenta o capital humano dos trabalhadores e facilita a criação e absorção de novas tecnologias. Sua importância será ainda maior diante dos avanços recentes da inteligência artificial.

No entanto, apesar do progresso educacional verificado no Brasil nas últimas décadas, a produtividade por hora trabalhada tem crescido muito pouco. Esse padrão é muito diferente do observado em outros países, como Coreia do Sul, em que o aumento da escolaridade é fortemente correlacionado com o crescimento da produtividade.

Clique aqui para ler a versão completa

Subir