Quais são as qualificações demandadas pela inteligência artificial?
Blog do IBRE – O estudo da OCDE revela que, apesar do rápido crescimento recente, a parcela de empregos relacionados à IA ainda é pequena. Além de qualificações técnicas, as empresas mais intensivas em IA demandam habilidades socioemocionais.
A principal diferença das novas modalidades de inteligência artificial (IA) em relação às tecnologias digitais anteriores é sua capacidade de substituir trabalhadores que exercem atividades não-rotineiras, como geração de conteúdo.
Portanto, a adoção crescente da IA pelas empresas resultará em mudanças importantes nas qualificações demandadas no mercado de trabalho. A questão que se coloca é quais serão as qualificações demandadas pelas empresas.
Um estudo de pesquisadores da OCDE divulgado este mês (“Emerging Trends in AI Skill Demand Across 14 OECD Countries”) oferece uma importante contribuição para entender essa questão. Os autores utilizam informações obtidas a partir de anúncios de vagas postadas online para caracterizar a demanda por trabalhadores em áreas que envolvem o uso ou desenvolvimento de IA em 14 economias avançadas entre 2019 e 2022.