Produtividade no pós-pandemia
Blog do IBRE – A conclusão é que tentar estimular o crescimento por meio de políticas fortemente expansionistas é uma estratégia de alto risco diante dos custos elevados e benefícios incertos, particularmente no caso de economias emergentes.
Como tenho destacado em várias colunas, embora o desempenho da produtividade esteja mais relacionado a questões estruturais de longo prazo, bancos centrais e instituições financeiras têm dedicado importância crescente ao tema devido às suas implicações para a política monetária e para o bom funcionamento do sistema financeiro.
No início de outubro, pesquisadores do Bank for International Settlements (BIS) divulgaram uma análise sobre o comportamento da produtividade no pós-pandemia para um conjunto de economias avançadas e emergentes (“Productivity in the post-pandemic world: old trend or new path?”). Conforme indicado no título, o objetivo é entender se a trajetória da produtividade nos pós-pandemia representa um retorno ao padrão pré-pandemia ou uma nova trajetória de crescimento.