Índice de Preços dos Gastos Familiares (IPGF) acompanha tendência de desaceleração do IPCA

Por Solange Monteiro, do Rio de Janeiro

O Índice de Preços dos Gastos Familiares (IPGF), lançado no primeiro trimestre deste ano pelo FGV IBRE, registrou em março a mesma tendência de desaceleração observada no IPCA, com aumento de 0,52%. Com isso, o IGPF acumula alta de 1,83% no ano e de 4% em 12 meses. Em fevereiro, essas taxas eram de, respectivamente, 0,73% e 4,67%.

O principal objetivo do IPGF, como contou ao Blog André Braz, superintendente adjunto para Inflação do IBRE, na época de seu lançamento (leia aqui), é capturar como a tendência de substituição de produtos quando algum item aumenta muito de preço afeta a evolução da inflação nas famílias. No índice oficial de preços ao consumidor, essa calibragem na ponderação dos produtos só acontece quando a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE é atualizada – o que tem acontecido, em média, a cada seis anos. No caso do IGPF, essa atualização é feita de forma mensal, com base no Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a partir do trabalho da equipe do Monitor do PIB do IBRE.

Essa diferença, fruto da influência do comportamento do consumidor diante da inflação, resultou em uma inflação menor do que a registrada pelo IPCA, que acumula 2,09% no ano, e 4,65% em 12 meses. Matheus Peçanha, economista responsável pelo IPGF, ilustra ainda que, medida pelo IPGF, a inflação de 2022 fechou dentro do intervalo superior da meta, em 4,65%.

Peçanha destaca que a desaceleração da inflação em março foi influenciada especialmente por produtos do grupo alimentação – que em dezembro registrava uma inflação acumulada de 11,3%, caindo para 5,73% em março. Os itens que mais contribuíram foram “outros produtos e serviços da lavoura”, cuja alta acumulada passou de 20,42% para 6,77%, “carne de bovinos e outros produtos de carne”, de 1,84% para -2,99%, e “outros produtos do laticínio”, de 22,0,9 para 17,67% na mesma comparação. Na contramão, a inflação de serviços de transportes, saúde, educação e comunicação acelerou na taxa interanual, como se bode observar no quadro abaixo:

IPGF março 
variação (%) itens selecionados


Fonte: FGV IBRE.

Peçanha também destaca que o resultado do IPGF de março indica arrefecimento da disseminação da inflação. O índice de difusão do IPGF fechou o mês em 52,2%, enquanto em dezembro os aumentos de preço atingiram 73,9% dos itens observados. Cabe destacas que, por terem seus pesos determinados pelas Contas Nacionais, o IPGF analisa 52 itens, enquanto o IPCA engloba mais de 300. 

 


As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV.

Subir