Dinâmica da abertura de empresas no Brasil
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Postado por Equipe FGV IBRE
Janaína Feijó, Silvia Matos, Matheus Outeiro e Samuel Levi
Este artigo analisa a dinâmica de abertura de empresas no Brasil no período 2009-2023, explorando as principais características das novas empresas brasileiras e as heterogeneidades regionais. Estimamos as tendências dos segmentos setoriais que estão em ascensão e declínio no país. Os dados utilizados são provenientes do mapa das empresas, disponibilizados pelo Governo Federal, e dos microdados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ) da Receita Federal. A abertura de empresas é considerada uma importante preditora do dinamismo econômico de um país. Contudo, os resultados evidenciam a forte dominância de Microempreendedores Individuais (MEI) na dinâmica de abertura empresas brasileiras. Em 2009 cerca de 8,4% das empresas abertas no Brasil eram MEI, em 2023 esse percentual subiu para 74,6%. Os resultados das estimações revelam que, no Brasil e Regiões, a maior quantidade de empresas abertas tem se concentrado nos setores de “Publicidade”, “Restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas” e “Serviços de escritório e apoio administrativo”, registrando incremento de 18.270, 14.697 e 14.298 de novas empresas ao ano, respectivamente. As maiores variações percentuais foram obtidas em “Serviços Domésticos (45% a.a.), “Atividades auxiliares dos transportes terrestres” (29,7% a.a.) e “Atividades de assistência a idosos e deficientes físicos” (27,4% a.a.).