-
Edição do mês 19 mar 2025
Nota do Editor
Clique aqui para ler a versão digital da Conjuntura Econômica.
Ao abrir esta edição, certamente você já terá se deparado com matérias sobre os cinco anos da pandemia de Covid-19. Provavelmente, também terá feito um balanço de sua própria vida desde aquele 11 de março de 2020, quando a onda mundial de contágio pelo SARS-CoV-2 foi caracterizada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, e o planeta mergulhou em um cenário impensável, com pinceladas de distopia, amedrontado por uma ameaça altamente mortal da qual pouco se sabia.
Diante das primeiras medidas de segurança sanitária oficialmente divulgadas, era difícil imaginar que o isolamento social durasse tanto tempo. Tampouco se pensava que o Brasil perderia tantas vidas para o vírus – pouco mais de 715 mil no cômputo mais recente do Ministério da Saúde, colocando o país entre os líderes em número absoluto de mortes oficialmente registradas no mundo.
Para esta revista, o desafio foi similar ao de muitos meios de comunicação. As incertezas relacionadas à garantia de distribuição da edição impressa em meio ao lockdown, somadas ao avanço tecnológico que possibilitou a manutenção de diversas atividades de forma remota, levou a publicação ao seu atual formato, 100% digital e gratuito. Também foi o senso de urgência da pandemia que nos chamou a consolidar um canal de atualização de informações de forma mais tempestiva, com o lançamento do Blog da Conjuntura Econômica nesse mesmo ano de 2020.
No Blog e na revista, pudemos registrar o dedicado trabalho dos pesquisadores do FGV IBRE, seja na produção de indicadores especiais que ajudassem a compreender as expectativas de empresários e consumidores em meio a uma explosão de incertezas, seja na árdua tarefa de identificar horizontes possíveis para a macroeconomia brasileira e global diante de tamanho choque sanitário, sem similares contemporâneos. Resgatamos aqui um pouco desta história, e conversamos com parte desses pesquisadores, além de especialistas convidados, sobre as lições que ficaram desse período para o Brasil e o mundo.
Boa leitura.
Solange Monteiro – solange.monteiro@fgv.br
Clique aqui para ler a versão digital da Conjuntura Econômica.