-
Edição do mês 13 fev 2025
Nesta edição – acesso gratuito
Clique aqui para ler a versão digital da Conjuntura Econômica.
Carta do IBRE – O pacote fiscal de novembro vai ajudar em 2025, mas medidas adicionais podem ser necessárias
O pacote fiscal de novembro ajuda o governo de forma significativa a cumprir a regra de despesa do arcabouço fiscal. Porém, para cumprir a meta de primário, o governo provavelmente terá de implementar outras medidas de aumento de arrecadação ou de contenção de gastos, em um processo que deve ser muito parecido com o que assistimos no último ano.
Ponto de Vista – As causas do atraso português
O historiador econômico português e professor da Universidade de Manchester, Nuno Palma, acaba de publicar em Portugal pela editora D. Quixote “As causas do atraso português”, onde procura mostrar as razões que levaram Portugal a se distanciar dos outros países europeus em termos de crescimento econômico.
Entrevista – Vivemos um momento em que as relações com os EUA são uma trilha que se deve percorrer com cuidado
O segundo mandato de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos foi marcado por linha dura no campo migratório e, no campo comercial, a imprevisibilidade. Otaviano Canuto, sergipano que há 21 anos vive nos Estados Unidos, de onde exerceu cargos de liderança no Banco Mundial e no BID e hoje é sênior fellow no Policy Center for the New South, compartilhou com a Conjuntura Econômica suas primeiras impressões sobre a estratégia do governo e suas implicações para o Brasil. “Estamos vivenciando um momento em que as relações internacionais, no que diz respeito aos Estados Unidos, estão dependentes de aspectos inclusive pessoais, erráticos, voláteis. Então, é uma trilha que a gente tem que percorrer com o devido cuidado”, afirma.
Capa | Inflação – Inflação à mesa
A preocupação com a crescente inflação de alimentos no domicílio, que chegou à casa dos 8% em 2024, não deve nos abandonar em 2025. O tema também está no radar do governo, que no início do ano avaliava medidas para mitigar o impacto dessa alta para os consumidores, em especial os de baixa renda. Especialistas consultados pelo FGV IBRE apontam quais frentes de ação devem ser priorizadas pelo governo para colaborar com essa agenda sem gerar consequências negativas no futuro.
Artigos
Estrutura de mercado de inovação em medicamentos: a batalha entre preços
altos e acesso à saúde
André Soares Motta-Santos, Leonardo Costa Ribeiro, Kenya Noronha, Mônica Viegas Andrade
Papel estratégico das compras governamentais
José Roberto Afonso, Philip Yang
Riscos e cenários 2025: incerteza, mediocridade e esperança
Murillo de Aragão
Primeiro ano do Regime Fiscal Sustentável: uma análise comparativa da nova regra com seu antecessor
Vilma da Conceição Pinto
Verba volant, facta manent
Gabriel Barros
Qual é a agenda Brasil para o gás natural?
Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt
Diferentes olhares sobre a importância do tratamento integrado de efluentes urbanos
Luiz Firmino Pereira
Clique aqui para ler a versão digital da Conjuntura Econômica.