-
Edição do mês 15 mai 2023
Nesta edição – acesso gratuito
Clique aqui para ler a versão digital da Conjuntura Econômica
Carta do IBRE – Ênfase no ajuste pela receita é legítimo e viável, mas exige apuro técnico e força política
O bom senso aponta que idealmente um ajuste fiscal deve cortar gastos ineficientes e aumentar receitas com baixo custo marginal. O governo optou por trabalhar principalmente essa segunda alternativa, como mostram os movimentos iniciais do ministro Haddad. É um caminho que exige bastante apuro técnico – tendo em vista inclusive o terreno comum com a reforma tributária – e habilidade e força política. Mas é uma escolha viável e que, se bem-sucedida, pode ajudar o Brasil a reencontrar a trajetória de crescimento sustentado.
Ponto de Vista – Política monetária, Brasil e EUA: trajetórias paralelas
É mais comum do que se imagina que a trajetória das economias brasileira e americana apresentem dinâmicas sincrônicas. É o que se passa atualmente. Ambas estão em um momento muito próximo do ciclo econômico.
Entrevistas – Se o jovem é incentivado a pensar grande, se conecta muito mais com os estudos
Desde a pandemia de Covid-19, que forçou o afastamento de alunos das salas de aula, algumas notícias relacionadas ao sistema educacional têm gerado uma nuvem de pessimismo quanto ao futuro dos jovens brasileiros. Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV Ceipe), coloca os desafios em perspectiva e mostra que, além de avanços observados nas últimas décadas, é possível ser otimista com a dinâmica de trabalho hoje observada no Ministério da Educação, de diálogo com os estados e municípios para o aprimoramento de políticas do setor.
Capa | Crédito – Lições do passado
Mais do que nunca o país depende de uma política educacional consistente que avance tanto no combate a déficits históricos como em novos desafios somados nos últimos anos. A incompatibilidade do tamanho da economia brasileira com o nível educacional de sua população é histórica, e entendê-la faz parte da tarefa.
Clique aqui para ler a versão digital da Conjuntura Econômica