Edição de agosto de 2025

Clique aqui para ler a versão digital da Conjuntura Econômica.

Para o governo federal, o início de agosto foi de tensão em torno do tarifaço de 50% imposto pelo governo Trump às importações de produtos brasileiros. No dia em que entrou em vigor (6/8), essa sobretaxação abarcava pouco mais da metade da cesta de produtos inicialmente expostos à medida. Buscar negociações com autoridades americanas e definir um programa de socorro aos setores atingidos foram dois pratos a mais que o governo teve de equilibrar, somados a outro não trivial, de aprovar medidas para garantir o cumprimento da meta de superávit primário em 2026, de 0,25% do PIB, e evitar que a máquina pública caminhe ao shutdown em 2027.

De acordo com o modelo de projeções fiscais de longo prazo apresentado pelo Centro de Política Fiscal e Orçamento Público (CPFO) do FGV IBRE este mês, a aprovação da PEC dos Precatórios – que no fechamento desta edição dependia de votação em segundo turno no Senado –, a MP 133, que entre outros aumenta a tributação sobre aplicações financeiras e Bets, e a reforma do Imposto de Renda pode afastar o pior cenário no curto prazo, dando tempo para que o governo que assumir o país em 2027 organize sua política fiscal. No 2o Encontro do CPFO, promovido dia 5 de agosto no Rio de Janeiro, várias medidas estruturantes foram debatidas, sobre as quais tratamos nesta edição.

Também conversamos com Rafael Fonteles, governador do Piauí, sobre duas agendas prioritárias de sua gestão: a transformação digital da administração pública, com a qual busca ganhar eficiência para compatibilizar receitas e demandas por serviços, e a universalização do ensino médio em tempo integral profissionalizante. Vale conferir.

Boa leitura.

Solange Monteiro – solange.monteiro@fgv.br

 


Carta do IBRE –  Bolsa Família ampliado reduz oferta de trabalho, mas pode ser aperfeiçoado

Pesquisa conduzida pelo pesquisador Daniel Duque (FGV IBRE) indica que o atual nível do benefício médio do Bolsa Família impacta negativamente a oferta de trabalho de homens, especialmente de jovens e nas regiões Norte e Nordeste. Em termos de formalização do trabalho, o efeito é generalizado. Duque indica que esses resultados recomendariam um redesenho do programa, incluindo a possibilidade de combiná-lo com outros, como o Pé-de-Meia.

Ponto de Vista –  A desaceleração chegou, aqui e lá

Há sinais de que a economia americana e a brasileira têm desacelerado. Em algum momento à frente, diz Samuel Pessôa, tanto o Fed quanto o Banco Central do Brasil irão iniciar um ciclo de corte das taxas básicas de juros. Para os EUA, espera-se que esse ciclo se inicie ainda neste semestre. Para o BCB, parece que o início ficará para o primeiro trimestre de 2026, podendo ser antecipado se a desaceleração da economia for mais forte do que se imagina.

Entrevista – “Educação será o diferencial basilar do nosso estado”

Nesta conversa, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), destaca a agenda de reformas microeconômicas de sua gestão, que inclui iniciativas de modernização da gestão de serviços públicos, além do investimento na universalização do ensino médio em tempo integral profissionalizante, especialmente o tecnológico. “Quando se olha a situação global, não é um momento estável. O que queremos é que o Piauí e o Nordeste estejam preparados para aproveitar oportunidades (de investimento) que surjam, mesmo sob riscos”, diz.

Capa – Em busca do equilíbrio

Pesquisadores e autoridades reunidos no 2o Encontro do Centro de Política Fiscal e Orçamento Público (CPFO) do FGV IBRE debateram os desafios estruturais para a sustentabilidade das contas públicas. No evento, especialistas convidados analisaram temas que foram destaque da agenda de trabalho do CPFO no último ano, como a evolução dos gastos tributários e o papel do aumento dos gastos de estados e municípios para o equilíbrio fiscal, diante de uma descentralização que se ampliou desde a pandemia sem a devida coordenação, como avaliam os pesquisadores do IBRE. 

Artigos

É ilógico impor Imposto Seletivo sobre bens minerais
Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt

Emprego em transformação e desafios para a Previdência
Vilma da Conceição Pinto

Alívio externo
Gabriel Barros

Pandemia institucional: a máscara, a vertigem e o egoísmo
Murillo de Aragão

 


Clique aqui para ler a versão digital da Conjuntura Econômica.

Subir
Ensino