Sinais de reversão do aumento da produtividade
Blog do IBRE – Os dados do Observatório da Produtividade sugerem que o salto de produtividade que ocorreu ano passado no Brasil foi em grande medida temporário e será revertido com a recuperação dos setores mais afetados e a retomada do emprego informal e de escolaridade mais baixa.
Na última coluna discuti minha avaliação do cenário econômico pós-pandemia, que tem sido essencialmente a mesma desde que abordei o tema pela primeira vez, em maio do ano passado.
Minha avaliação é de que a pandemia contribuiu para o aumento do grau de incerteza, especialmente em suas dimensões de natureza política e fiscal. Devido ao nível de incerteza ainda mais elevado que o observado desde 2015, minha expectativa é de uma volta ao padrão de informalidade elevada e baixo crescimento da produtividade.
As informações recentemente divulgadas referentes ao nível de incerteza, mercado de trabalho e produtividade da economia brasileira permitem revisitar essa discussão, com foco no comportamento da produtividade no segundo trimestre.


