Seminário Produtividade e Reformas

Dia 4 de dezembro de 2019

A produtividade é uma medida da eficiência com que os fatores de produção de uma empresa, setor ou país são utilizados. Do seu aumento contínuo depende o crescimento das nações e os níveis de bem-estar presente e futuro. Logo, é preocupante o fato de que o Brasil não tem tido um bom desempenho nessa área, seja em termos absolutos, seja comparado a outros países, ou mesmo ao nosso desempenho em meados do século XX.

O crescimento econômico brasileiro só será possível com a melhora da produtividade. De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas, nos últimos 37 anos - de 1982 a 2018 - a produtividade do trabalho por hora trabalhada cresceu apenas 0,4% ao ano, bem abaixo do crescimento observado nos EUA de 1,6% ao ano, segundo dados do Conference Board.

Com esse pano de fundo, o IBRE e o jornal O Estado de S. Paulo, organizaram o I Seminário Produtividade e Reformas, cujo objetivo foi fornecer ferramentas para uma maior compreensão do tema e discutir reformas que possam aumentar a produtividade e impulsionar o crescimento.

Na ocasião foi lançado o site Observatório da Produtividade, que reunirá uma ampla base de dados sobre produtividade para a economia brasileira, e que contribuirá com informações para o debate sobre o tema, com o objetivo de se tornar uma referência no país e no exterior.

Programação

Apresentação inicial:
Silvia Matos - FGV IBRE

Palestrantes:
Fernando Veloso - FGV IBRE
Bernard Appy -  Centro de Cidadania Fiscal (CCiF)
Pedro Cavalcanti Ferreira - Professor da FGV EPGE e diretor executivo do FGV Crescimento & Desenvolvimento

Moderação:
Adriana Fernandes - Colunista do Estadão

Clique para assistir

Subir