Quem mais sofreu com a queda de emprego no Brasil no ano de 2020?
Blog do IBRE – A pandemia provocou uma forte redução no emprego em 2020. As quedas foram mais intensas na indústria e nos serviços. Além disso, os mais afetados foram os informais, menos escolarizados, os trabalhadores do Nordeste, os mais jovens, as mulheres e os pretos e pardos.
Os eventos associados à pandemia da Covid-19 elevaram de forma extraordinária o nível de incerteza em relação ao desempenho da economia e tiveram impactos negativos sobre a atividade econômica e em especial sobre o mercado de trabalho brasileiro. Em particular, os dados da PNAD Contínua sugerem que após um crescimento médio de 1,7% a.a. entre os anos de 2017 a 2019, o emprego no Brasil recuou em 2020 cerca de 7,9%. Entender os fatores que explicam a forte queda do emprego ajuda a traçar os diagnósticos corretos da situação atual do mercado de trabalho no Brasil.
Diante disso, realizamos nesta nota uma análise sobre quais grupos mais sofreram com a queda de emprego no ano passado. Para isso, iremos analisar os seguintes recortes: setores da economia, tipos de vínculo (formal e informal), grau de instrução, região (com abertura por estados), idade, sexo, cor e raça.


