Os efeitos da pandemia sobre a produtividade mundial

Blog do IBRE – Em alguns artigos ao longo deste período de pandemia, abordei aspectos relacionados aos efeitos da Covid-19 sobre a produtividade no Brasil e no mundo. Retomo a discussão em função de novas informações que podem contribuir para uma melhor compreensão sobre o tema.

Em primeiro lugar, nas últimas semanas foram divulgados dados de produtividade no segundo trimestre para economias importantes, como os Estados Unidos e Reino Unido. Informações de produtividade em alta frequência são particularmente relevantes neste momento, dada a incerteza em relação aos possíveis efeitos da pandemia sobre a atividade econômica no longo prazo.

Segundo o Bureau of Labor Statistics (BLS), no segundo trimestre a produtividade por hora trabalhada dos Estados Unidos cresceu 2,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, refletindo uma queda nas horas trabalhadas maior que a do PIB. No entanto, os dados do BLS para o setor manufatureiro revelam queda da produtividade de 3,7% em relação ao segundo trimestre de 2019, com queda particularmente forte para o setor de bens duráveis (-8,3%).

Em relação ao primeiro trimestre de 2020, os dados do BLS revelam um crescimento anualizado de 10,1% da produtividade do trabalho agregada. Já a produtividade do setor manufatureiro teve queda de 14,6% na mesma base de comparação, sendo que bens duráveis tiveram redução de 26,9%.

O Fed de São Francisco, por sua vez, divulgou dados trimestrais referentes à produtividade total dos fatores (PTF). Em termos anualizados, a PTF caiu 19,2% no segundo trimestre em comparação com o primeiro. Uma medida de PTF que faz um ajuste em função da redução do grau de utilização dos fatores de produção (-17,9% em termos anualizados) revelou uma queda bem menor da PTF de 1,3% na mesma base de comparação.

Clique aqui para ler a versão completa

Subir