Os efeitos da pandemia sobre a produtividade do trabalho no segundo trimestre
Blog do IBRE – Uma característica marcante da pandemia da Covid-19 é seu efeito desigual nos diferentes setores da economia. Em particular, enquanto segmentos de serviços que envolvem maior contato pessoal, como serviços domésticos e turismo, têm sido fortemente afetados, a indústria de transformação e o comércio têm se recuperado mais rapidamente.
De um lado, cálculos do IBRE/FGV com base nas pesquisas setoriais mostram que em agosto o nível de produção do varejo foi superior ao de fevereiro, e a produção industrial ficou apenas 2,6% abaixo do nível anterior à pandemia. Por outro lado, os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados esta semana indicam que, apesar de ter sido registrado em agosto o terceiro mês seguido de crescimento, o nível de produção ainda se encontra 9,8% abaixo do patamar de fevereiro.
Existe, além disso, forte heterogeneidade no segmento de serviços. Enquanto serviços prestados às famílias ainda estão 41,9% abaixo do patamar de fevereiro, os serviços de informação e comunicação se encontram apenas 2,5% aquém do nível pré-pandemia.


