O cenário econômico pós-pandemia

Blog do IBRE – A divulgação recente de diversos indicadores de atividade econômica tem levado os analistas a revisarem para baixo as projeções para o desempenho do PIB em 2020. O IBRE/FGV prevê queda de 5,4%, mas já existem estimativas de redução em torno de 8%.

Diante de queda tão abrupta do PIB, a dúvida que se coloca é sobre a velocidade da recuperação da atividade econômica após a pandemia da Covid-19. Minha avaliação é de que, assim como no período que se seguiu à recessão que terminou no quarto trimestre de 2016, teremos uma recuperação lenta após a pandemia, pelos motivos discutidos a seguir.

A principal razão para a lenta recuperação da economia no período 2017-2019 foi o elevado grau de incerteza econômica. De fato, como mostra o Indicador de Incerteza da Economia Brasil (IIE-Br) do IBRE/FGV, desde o segundo semestre de 2015 o nível de incerteza da economia brasileira encontra-se muito elevado.

Em uma situação em que não existe clareza sobre a direção da política econômica, os empresários postergam investimentos e contratações formais, como tem acontecido nos últimos anos. Isso ajuda a entender o fato de que no final do ano passado o investimento ainda estava mais de 25% abaixo do patamar observado no segundo trimestre de 2013. Também é compatível com o padrão de recuperação do mercado de trabalho baseado na geração de ocupações informais, especialmente do trabalho por conta própria.

A queda do investimento e o aumento da informalidade, por sua vez, afetaram negativamente a produtividade do trabalho. Após forte queda durante a recessão, a produtividade voltou a crescer em 2017, mas essa recuperação perdeu fôlego em 2018, culminando com uma queda de 1% em 2019.

Clique aqui para ler a versão completa