II Seminário Produtividade e Reformas

Dia 14 de dezembro de 2020

Os eventos dos últimos meses associados à pandemia da Covid-19 têm provocado impactos negativos sobre a atividade econômica, o mercado de trabalho e, consequentemente, sobre a produtividade. No Brasil, os reflexos foram mais pronunciados em setores e categorias de trabalhadores de produtividade mais baixa, particularmente os informais de menor escolaridade ocupados nos segmentos de serviços domésticos e pessoais. 

Segundo estudo recente do Banco Mundial, apesar de possíveis efeitos negativos, dois fatores podem ter efeitos positivos sobre a produtividade no pós-Covid-19. O primeiro está associado ao fato de que tecnologias que se disseminaram durante o período da pandemia podem aumentar de forma permanente a eficiência em diversas empresas ou setores. O segundo fator é que, diante dos desafios colocados à retomada do crescimento, é possível que a pandemia tenha o efeito de estimular reformas do ambiente de negócios. 

No caso do Brasil, foi aprovada recentemente a reforma do marco regulatório do saneamento, e outros projetos importantes encontram-se em tramitação no Congresso, como as reformas tributária e administrativa, assim como a autonomia do Banco Central. 

Com o objetivo de debater essas questões, o FGV IBRE e O Estado de S. Paulo realizaram o webinar Produtividade e ReformasClique para assistir

 

Subir