Debate vê alternativas para elevar produtividade

Estadão – A continuidade da agenda para aprovação de reformas é essencial para que a produtividade do trabalhador brasileiro volte a avançar. Essa foi a conclusão dos economistas que participaram do 1º. Seminário Produtividade e Reformas, que aconteceu na manhã da quarta, 4, em São Paulo.

O evento, uma parceria do Estado com o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), discutiu as reformas necessárias para aumentar esses indicadores e impulsionar o crescimento do País. Duranteo encontro, também foi lançado o site Observatório da Produtividade, que vai reunir uma ampla base de dados sobre o indicador relacionado à economia brasileira.

Os dados mais recentes, no entanto, não são nada animadores: o ano de 2019 vai ser marcado pela queda da produtividade, resumiu a economista e pesquisadora do Ibre Silvia Matos. Ela afirmou que os indicadores de emprego têm melhorado ao longo de 2019, mas a produtividade caiu no período, em função do aumento do trabalho informal – que responde por mais da metade da queda da produtividade do País.

Clique aqui para ler a versão completa