De volta ao padrão de crescimento medíocre

Blog do IBRE – A pandemia exacerbou a incerteza. Diante da perspectiva de um nível de incerteza no período pós-pandemia ainda mais elevado que o observado desde 2015, voltaremos ao nosso padrão de crescimento medíocre, com informalidade elevada e produtividade em queda.

Esta semana várias instituições financeiras e consultorias revisaram fortemente para baixo suas projeções de crescimento do PIB em 2022. Isso reflete em parte a elevação das previsões da taxa de inflação, e consequentemente do nível da Selic que será necessário para assegurar a convergência da inflação para a meta nos próximos anos. De modo mais geral, essa deterioração das expectativas de crescimento também é consequência do agravamento de incertezas fiscais e políticas nas últimas semanas.

Esse quadro corresponde em linhas gerais ao cenário pós-pandemia que tracei neste espaço em dois artigos ano passado, o primeiro em 29 de maio (“O Cenário Econômico Pós-Pandemia”) e o segundo em 27 de novembro (“Revisitando o Cenário Econômico Pós-Pandemia”).

Minha avaliação era de que a pandemia iria exacerbar nossas incertezas, especialmente as de natureza fiscal e política. Devido ao nível de incerteza no período pós-pandemia ainda mais elevado que o observado desde 2015, minha expectativa era de uma recuperação lenta da economia, com informalidade elevada e produtividade em queda.

Clique aqui para ler a versão completa