• Artigos 01 nov 2018 | 0 comentários

Papel da produtividade do trabalho no diferencial de renda per capita entre as regiões brasileiras: uma análise para o período entre 1995 e 2015

Discussões sobre o tema de produtividade ganham cada vez mais importância no meio acadêmico e entre os formuladores de política econômica, e entender os determinantes do seu crescimento ajuda a esclarecer questionamentos importantes que tem pautado estudos de diversos analistas, como por exemplo, a perda de dinamismo da economia brasileira, principalmente depois da crise global de 2008, e o aumento no diferencial de renda per capita entre as regiões do país. Diante deste cenário, surge a necessidade de se estudar mais a fundo a produtividade do trabalho na economia brasileira. 

O presente estudo tem por objetivo aprofundar o debate deste tema e apresentar uma análise robusta visando quantificar o papel da produtividade do trabalho no diferencial de renda per capita entre as regiões brasileiras e o Brasil no período de 1995 a 2015. Além disso, utilizo uma metodologia de decomposição do crescimento da produtividade do trabalho afim de entender os determinantes do seu crescimento.

Clique aqui para baixar o artigo completo

Subir