O avanço da pandemia da Covid-19 amplia a incerteza sobre os dados de produtividade no Brasil

Os eventos dos últimos meses associados à pandemia da Covid-19 elevaram de forma extraordinária o nível de incerteza em relação ao desempenho da economia e têm provocado impactos negativos sobre a atividade econômica, o mercado de trabalho e, consequentemente, sobre a produtividade de vários países.

Nas últimas semanas foram divulgados dados de produtividade no segundo trimestre para economias importantes, como os Estados Unidos e Reino Unido. Nos Estados Unidos foi verificada forte heterogeneidade setorial nos resultados de produtividade por hora trabalhada, com elevação da produtividade agregada e queda no setor manufatureiro, particularmente no setor de bens duráveis. Já no Reino Unido houve queda generalizada da produtividade do trabalho, porém com redução muito mais pronunciada na medida de produtividade por trabalhador que na métrica de produtividade por hora trabalhada.

Essa heterogeneidade nos resultados da produtividade no segundo trimestre sugere a necessidade de uma análise abrangente das medidas de produtividade calculadas para o Brasil durante este período de pandemia. Como a informação de valor adicionado é a mesma em todas as medidas, as diferenças entre os resultados dos indicadores de produtividade são provenientes das discrepâncias observadas nas medidas do fator trabalho.

Clique aqui para baixar o arquivo completo