Metodologia de retropolação da pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua de 1992 a 2012

Bruno Ottoni Eloy Vaz e Tiago Cabral Barreira

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1980, era reconhecida como a principal fonte de informações acerca do mercado de trabalho brasileiro, porém, foi descontinuada neste ano de 2016. Ela foi substituída pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), de abrangência nacional e também divulgada pelo referido instituto. A substituição da PME pela PNADC criou inúmeras dificuldades relacionadas a continuidade das séries. Esta Nota Técnica visa contornar o problema da extensão temporal relativamente limitada das novas séries da PNADC, iniciada em março de 2012. Utilizando os dados da PME e de outra pesquisa de emprego divulgada pelo IBGE – a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – desenvolvemos um método de retropolação da PNADC, que permite produzir séries temporais mais longas. Enquanto os dados originais podem ser utilizados para retroagir somente até março de 2012, as novas séries permitem voltar até setembro de 1992. Com o novo método de retropolação, é possível não somente contornar o problema da incapacidade de gerar séries longas para a PNADC, como também fornecer um importante ferramental para compreendermos o comportamento histórico do emprego e da renda nacionalmente.

Clique aqui para baixar o arquivo completo