Infraestrutura: Perspectivas no Brasil e na China

Para o Brasil, a integração da infraestrutura física do seu território nacional e com seus parceiros sul-americanos é uma questão fundamental para melhorar a sua competitividade. Essa é uma questão que também interessa à China, uma vez que o país importa commodities da América do Sul. Além disso, o Brasil e a China têm desenvolvido projetos de infraestrutura na África. 

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que deve começar a funcionar em 2016, será o primeiro grande projeto administrado em conjunto pelos países do Brics – Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul –, para superarem questões que emperram a competitividade, como a deficiente infraestrutura. Seu sucesso dependerá da capacidade desses países de trabalharem e tomarem decisões em conjunto. Nesse sentido, um passo importante para o fortalecimento dessa parceria é entender como cada país analisa seus próprios desafios de infraestrutura e quais são os instrumentos e as políticas adotadas. Este é o objetivo deste livro: quais lições o Brasil e a China podem aprender um com o outro na área de infraestrutura?

A fim de entender melhor essas questões, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) e o Brics Policy Center da Universidade de Fudan decidiram colaborar em um projeto sobre as realizações e os desafios de infraestrutura no Brasil e na China. Os estudos realizados no contexto dessa parceria são apresentados neste volume, que consiste em duas partes. A primeira parte apresenta a perspectiva brasileira sobre infraestrutura, enquanto a perspectiva chinesa é apresentada na segunda parte da obra. 

Elsevier Editora Ltda  e FGV IBRE
ISBN: 9788535268690
Organizadores: Lia Valls Pereira, Fernando Veloso, Yongming Fan  e Zhongqi Pan
Data de publicação: 2015
Número de páginas: 328

Subir